O sábio escritor de Provérbios, inspirado por Deus e mostrando um profundo conhecimento sobre a natureza humana, declarou no cap. 14 Verso 1º, “A mulher sábia edifica a sua casa e a tola com as próprias mãos a destrói”.
Este enunciado por vezes tem levado mulheres a duvidar da idoneidade do texto ou a pensar e um tom machista por parte do escritor, visto que coloca sobre os ombros da mulher, mais responsabilidade sobre a sustentação do lar do que sobre o marido.
É necessário, porém retirar o peso machista do texto, explicando a diferença existente entre o homem e a mulher em vários aspectos:
Analisando este contexto, busquei aqui enumerar quatro características da mulher sábia que a fazem edificar a sua casa.
Não há entre estes quatro pontos hierarquia ou mais importância, o que há é uma necessidade de atendimento aos quatro pontos, pois preocupar-se com três deles e deixar um de fora, trará ainda, instabilidade para o lar.
Entendendo a visão do homem em relação à sensualidade.
Para muitas mulheres, é difícil entender porque um homem que tem a sua esposa, tem seus privilégios sexuais, tem intimidade satisfatória em casa, ainda olha para outras e por vezes, tem que levar um “beliscão” para desentortar o pescoço quando passa uma mulher sensualmente vestida.
Meu convite aqui é para que as mulheres pensem um pouco mais e analisem, por exemplo, a elaboração de um comercial de cerveja desses que passam a toda hora na televisão.
Note que o foco do criador do filme é chamar a atenção dos homens e para isso usa mulheres com curvas bem definidas e à mostra, cientes de que é isto que chama a atenção dos homens.
Não seja ingênua em perguntar para o seu marido se ele prestou atenção às curvas, por que ele certamente vai dizer “que curvas?”. É claro que ele prestou atenção, o fim do comercial era esse e é evidente que foi alcançado senão, não estaria vinculando em horários nobres e caríssimos na televisão.
Muitas mulheres cometem o erro gravíssimo de achar que mulheres sensualmente vestidas ou quase vestidas, não chamam a atenção de seu marido, crendo elas que o que ele tem em casa é suficiente.
Não querendo desmerecer você neste particular minha querida irmã, mas é evidente que o olhar de seu marido para as “curvas perigosas” de outra, não está ligado à qualidade de suas próprias curvas e sim ao desejo natural do homem em relação às curvas femininas que é maior do que o raciocínio dele e se ele não estiver focado em evitar, ele não consegue, é defeito da natureza caída dele, não é só o seu marido que é assim, todos são e aquele que afirma que não é ou tem algum distúrbio hormonal ou é muito mentiroso.
Neste ponto então, o foco é fazer você como mulher sábia, entender que os homens são atraídos pela visão e se ele vir alguma mulher que inspire alguma sensualidade, ele pode e deve evitar olhar, mas vai precisar de um exercício mental forte para ele se dominar, pois é contrário a natureza dele, olhar e não desejar.
A mulher sábia se cuida.
O cuidado pessoal no tocante à sensualidade é essencial e não deve ser desconsiderado nem à pedidos do próprio marido.
Entenda, quando ele diz: “Não precisa disso tudo”, ele quer dizer: “Se cuide direitinho, mas faça isto rápido.”.
Muitas mulheres não entendem o motivo de um tratamento tão grosso de seu marido em determinados momentos e eu aqui quero convida-la a repensar nestes momentos em relação ao contexto; como você estava em relação ao asseio pessoal? Onde e com quem ele estava antes de falar com você? Ou o quê ele estava assistindo na televisão antes da atitude grosseira?
Parece desconexo, mas não é o homem é guiado pelo que vê e por muitas vezes, ao olhar uma mulher sensualmente admirável seja na televisão, seja no trabalho ou na rua e tornar o olhar para você e perceber algum descuido ou algum indício de desleixo automaticamente geram nele uma insatisfação ou um desconforto em relação a você e isso pode por vezes, forjar o tratamento grosseiro ou desinteressado de que você reclama.
Irmã, não estou aqui pedindo para que você aumente excessivamente o lucro do cabeleireiro e consequentemente demasiadamente a despesa com este item, mas o cuidado com a aparência é necessário e inclusive com a aparência daquilo que só ele vê, pois lá fora as mulheres cada vez mais se cuidam e mostram que são bem cuidadas, sabendo que isto chama a atenção dos homens.
O cuidado pessoal é, portanto item indispensável para a mulher sábia, pois ao olhar uma mulher bem cuidada lá fora, ele não vai desprezar você porque está acostumado com uma mulher asseada e bem cuidada.
Evitando situações de exposição ao perigo sensual.
Neste item, quero relembrar que o apóstolo Paulo declara na carta aos Coríntios no cap. 6, verso 18, que é necessário “fugir” da impureza ou da cobiça dos olhos, isso quer dizer que o homem não é forte o suficiente para resistir aos ataques sensuais que acontecem em qualquer lugar hoje em dia.
Por este motivo, a mulher sábia, evita exposições que forçam seu marido a fugir ou aceitar a provocação da sensualidade.
Algumas mulheres (quase todas), adoram ir ao Shopping com seus maridos, vestem uma roupa bonita, (no caso de minhas leitoras, recatadas e descentes) e vão “desfilar” nas vitrines e corredores das lojas.
Ocorre que neste lugar em que você, bem casada e feliz vai, nem todas que vão, tem a mesma felicidade sua e por muitas vezes, vão com o único intuito de “achar” algum desavisado que se encante por elas.
Para conseguir isto elas se vestem (ou se vestem pouco), com único intuito de tornar difícil o controle mental de homens sérios em fugir da sensualidade.
Ora minha irmã, não quero proibir a senhora de ir ao Shopping, mas quero alerta-la que o seu marido sofrerá uma pressão violenta para se controlar e não admirar as “beldades” que lá estão.
O mesmo acontece com as tele-novelas, muitas irmãs por não serem sábias, acham que o seu marido esta olhando a mesma coisa que elas na telinha, engano seu minha irmã, uma tática que eu uso quando vejo minha esposa e filha assistindo novelas, é começar a falar dos detalhes sensuais que elas não haviam enxergado, mas que o produtor quis evidenciar para cativar os homens e a reação delas é rapidamente desligar ou mudar de canal.
Algumas mulheres acham que o seu marido é de “ferro”, afirmo com todas as letras: não é não e precisa sim de toda a sua ajuda para controlar seus impulsos sexuais ou pelo menos guarda-los só para você.
Outro aviso sério é a exposição de corpos em um clube ou piscina, não seja ingênua ao convidar alguém fora do convívio de seu marido para fazer parte de um passeio onde se usa poucas roupas ou roupas próprias para banho, nestes ambientes, o olhar do homem precisa ser muito controlado e às vezes uma amiga sua sem contato com seu marido pode ser que aos seus olhos não ofereça nenhum perigo, mas aos olhos dele pode ser um problemão.
É necessário evitar situações que forcem seu marido a exercer uma força extra para se controlar e não admirar curvas alheias, não pense que é fraqueza dele, mas entenda que é de sua natureza e por isso, precisa de sua ajuda para guiá-lo às águas tranquilas.
Buscando fortalecimento espiritual para o marido
Agora vem a parte em que você deve mais se empenhar, o cuidado pessoal, a inteligência do pensar do homem ou ainda o cuidado em situações de exposição sensual, são por demais necessários, mas se não forem acompanhados de uma espiritualidade de seu marido, não terão os efeitos necessários para edificar a sua casa.
Ouço relatos de mulheres que incentivam seus maridos a faltarem na Escola Bíblica Dominical para irem a clubes no domingo, minha irmã não faça isso é um perigo, embora os momentos de lazer familiar sejam necessários, se organize para que as reuniões espirituais não sejam prejudicadas.
Se há algo que pode fortalecer o controle mental de seu marido no tocante a sensualidade é a exposição da Palavra.
Você não pode por mais nobre que seja o motivo, privar seu marido de ouvir a Palavra que transforma e guia os homens a uma vida controlada em seus impulsos sensuais.
A exposição da Palavra e o convívio com outros homens e mulheres expostos à Palavra, é o segredo para uma vida conjugal abençoada e feliz.
Quando você esta com seu marido é normal vê-lo controlando seus impulsos, desviando o olhar de “curvas perigosas” e fugindo de situações de exposição sensual. Mas e quando você não esta com ele, como será?
Paulo afirma que “falando entre nós com Salmos, cânticos e hinos espirituais, assim seremos cheios do Espírito.” E somente cheio do Espírito, seu marido vai conseguir fugir da sensualidade e das ofertas que o mundo tem.
Quanto mais assíduo às reuniões da igreja, mais participante das coisas espirituais for o seu marido, mais você vai poder ficar tranquila quando não estiver com ele, pois ele vai ter um “beliscão” do Espírito quando você não estiver por perto nas situações de risco sensual.
Vale aqui relembrar a ausência de hierarquia entre estes conselhos, pois você não pode deixar exclusivamente a cargo do Espírito Santo aquilo que é sua obrigação, pois o Espírito Santo pode controlar o seu marido em relação às outras, mas se você não se cuidar, mesmo cheio do Espírito Santo, seu marido vai fugir de você.